domingo, 2 de março de 2008
Não nasceu ninguém no dia 29 de fevereiro
Eu estava tranqüilo em casa,na tarde de sábado, dia 1º de março. Uma pergunta passou pela minha cabeça: quantas crianças nasceram em Capitão Leônidas Marques, ontem, dia 29 de fevereiro de 2008? Já imaginei poder escrever uma nota sobre as crianças nascidas neste ano bissexto e que só fariam aniversário de quatro em quatro anos. Ou então, seriam registrados como tendo nascido um dia antes ou um dia depois. Ou seja, dia 28 ou dia 1º de março.
Sabe o que eu fiz? Fui ao hospital, localmente chamado de "Sindicato". É um hospital administrado pela Fundação Médico Hospitalar, gerida pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capitão Leônidas Marques. Chegei lá, com a nota na cabeça: "Nasceram 10 crianças em Capitão no dia 29" e já me via tentando convencer as enfermeiras a permitirem que eu tirasse uma foto dos recém chegados ao Planeta, de preferência, todos pousando juntos.
No balcão peguntei: quantas crianças nasceram no dia 29? Expliquei por que desejava a informação. Renderia uma pequena reportagem. Mas a resposta veio e não foi o que eu fantasiara: nenhuma. Ou melhor, as enfermeiras disseram: "não nasceu nehuma criança desde o dia 27". Que tristeza!
Fiz os cálculos. Ora, Capitão Leônidas Marques Realiza 250 partos por ano, segundo o secretário de saúde Ademar Montovani. É nesta velocidade que a população aumenta. Assim, bem menos que uma criança por dia. Está certo. Não posso acusar as crianças de greve geral para não chegarem na terra na hora errada - pelo menos no que tem a ver com aniversários anuais. Porém, valeu a pena. Sei que não nasceram crinças nesse dia e revisitei o hospital. Um abraço para toda a equipe.
Atenção! a foto acima é meramente ilustrativa e foi tirada do site da Fundação Oswaldo Cruz. Tem um artigo interessante lá.
Marcadores:
Capitão_Leônidas_Marques,
Hospital,
Nascimentos,
Rurais,
Sindicato,
Trabalhadores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário