sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008
Sinalização Turística
Eu gostaria de dizer três coisas. Primeira: que foto ruim essa aí em cima. Segunda: ela foi tirada ao meio dia (por mim), no centro de CLM, a rua estava vazia. Terceira: blog não é jornal e você não está lendo isso aqui em busca de notícias. Aqui a coisa é mais leve, ou pesada, e tem um caráter opinativo. Então se é para opinar lá vai.
A foto não é só de uma placa de trânsito. É uma foto da sinalização turística de Capitão Leônidas Marques. Feita segundo o Manual de Sinalização Turística da Embratur - órgão oficial do turismo brasileiro, ou que pelo menos já foi. É uma placa tricolor. A primeira faixa é branca e tem valor "indicativo" de ruas e avenidas. No caso se "indica" a Avenida Tancredo Neves, à frente, em ambos sentidos.
A faixa azul, é uma faixa de identificação ou indicação de lugares públicos, no caso, o que está sendo indicado é a direção a tomar para se chegar à Prefeitura e ao Forum. Mas o que é realmente novidade para uma cidade pequena, ainda sem uma presença de turistas é a terceira faixa, a marrom, que é uma placa que entra na categoria de "Placas de Identificação de Atratativo" ou equipamento turístico. No linguajar dos turismólogos, uma rodoviária é um "equipamento turístico".
Não sei qual é a história, não sei como as placas tricolores de sinalização ligadas ao turismo chegaram aqui. Quem foi o deputado? Estadual ou federal? Que verba? O que posso dizer é que como jornalista de turismo, isso não é comum, na maioria dos 5 mil municípios brasileiros. Gostei de ver!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário